Siriricas


onerb: Como é para vocês, enquanto mulheres pretas, terem esse grupo como rede de apoio, afeto e construção de uma mensagem para outras pretas?


Siriricas (Ana Beatriz): Para nós, é incrível, na verdade, é o motivo pelo qual estamos aqui. Primeiro, nos entendemos como rede de apoio para nós mesmas e percebemos a grande diferença que fazíamos uma na vida da outra, que ia além de role e conversas sobre sexo. Decidimos compartilhar nossa troca com outras pessoas e tem sido ótimo o retorno, estamos todas muito felizes!


onerb: Um sonho que todas do coletivo/grupo compartilham juntas? 


Siriricas (Iara Ferreira): O sonho que nos compartilhamos no grupo é independência financeira e passaporte lotado de carimbo.

onerb: Como será a forma que vocês desejam desenvolver o trabalho de vocês, somente no formato de podcast ou podemos esperar um futuro projeto em outras plataformas de produção? 

Siriricas (Kenya Odara): Teremos outros projetos além do podcast futuramente, mas por ele ter sido nossa primeira escolha, estamos focando nisso, no momento, mas temos certeza que será o podcast que abrirá portas para outros planos. O que vocês acham de um canal no Youtube hein?

onerb: Qual palavra descreve o Siriricas hoje? Porquê?

Siriricas (Taina Lopes): União! Uma união que nos dá trocas importantes, onde damos e recebemos afeto, nos acolhemos, praticamos muito a empatia e o principal, que é o respeito por cada individualidade. 

onerb: O trabalho de vocês possuem somente mulheres cis? Se sim, pretendem desenvolver colaborações com outras mulheres trans, que vocês acompanham e/ou admiram?

Siriricas (Amanda Porto): Achei a pergunta muito mais que necessária, acho imprescindível, é algo que não deixamos de comentar dentro do grupo/coletivo, somos 11 mulheres cis que a essa altura do campeonato já criamos uma relação tão profunda que colocar alguém agora seria desconfortável para nós e com certeza para a pessoa, mas desejamos essas mulheres conosco, pretendemos fazer essas collab o mais rápido, mas também queremos o recurso de pagarmos essas parcerias, acredito ser importante dizer que ninguém trabalha conosco na camaradagem, quem nos fortalece prontamente será fortalecido.

As meninas do Siriricas (@siriricas.co)

onerb: Vocês se conheceram por um grupo do WhatsApp e nesse espaço que nasceu a ideia do projeto, como isso aconteceu? 

Siriricas (Marcela Pereira): Desde o começo, dividíamos muito da nossa vida, conforme a intimidade cresceu a ideia surgiu. Lembrar como foi exatamente eu não lembro, mas a ideia de tudo foi da Amanda. Ela é a cabeça e o coração do Siriricas.

onerb: Trabalhar com internet é um mundo de possibilidades e tudo pode dar certo ou errado, vocês veem o projeto de vocês com um início positivo? 

Siriricas (Karina Queiroz): Nosso projeto tem sido grandioso, nas redes temos um bom alcance, muitas pessoas se interessam e se importam com o que estamos fazendo, quebrando barreiras não só nossas, muito além das redes sociais. Estamos alcançando pessoas que não tínhamos imaginado, com vivências diferentes e idade também. Acredito que estamos indo bem, e se depender de nós, vamos dar muito mais certo. Sim, tem sido muito positivo, estamos tendo um feedback maravilhoso, muitas interações. Meninas já nos param na rua para falar que estão acompanhando e adorando toda a ideia do projeto. Está crescendo mais rápido do que imaginávamos e está sendo incrível!

onerb: Qual a maior dificuldade que vocês veem em realizar a produção de conteúdo independente? 

Siriricas (Amanda Porto): Com certeza grana, prezamos muito em pagar as profissionais que trabalham conosco e tem sido do nosso bolso por enquanto e ainda estamos em vantagem por ter de onde tirar, mesmo que com esforço, gostaríamos de patrocinar os posts sabe? De ter uma designer integralmente conosco, precisamos dar cara e corpo para nossa página no Facebook e ainda não fizemos isso pela falta de dinheiro para termos uma identidade visual pensada por nós, sabe? Outro lado também é o tempo dedicado a isso, requer pesquisa, quando pensamos em um tema jogamos no grupo, todo mundo fala, manda link, estuda e tudo isso em meio a jornada de trabalho exaustivas, faculdade, filha (no caso da Andrea), esperamos um dia poder viver do conteúdo que geramos no Siriricas, se for o caso nós vamos até para o Youtube viver de Adsense rs. 

onerb: Entre vocês qual arte mais faz com que o grupo se conecte? 

Siriricas (Amanda Porto): De longe a dança e a música, dividimos gostos parecidos e estamos sempre trocando, a maior parte do tempo que estamos juntas (quando não é reunião) estamos dançando, isso nos faz verdadeiramente feliz.

onerb: Onde vocês se veem com o grupo/coletivo daqui a 5 anos?

Siriricas (Amanda Porto): Espero que ocupando lugares de destaque entre as marcas, onde possamos ter apoio ($) para colocar tudo que temos na cabeça e no papel em prática, gostaríamos de participar de alguma conferência de mulheres fora também sabe? Acredito que sobretudo é levar tudo que somos e pensamos para algumas quebradas, onde seria um baque, onde é tudo verdadeiramente um tabu, na web atingimos um público que conseguimos filtrar quem são, classe social, media de idade.

onerb: A autossabotagem é algo comum, na população preta, por falta de grana, educação e senso critico sobre quem somos é muito maior, como vocês deixariam uma mensagem a uma mulher preta sobre a importância de se manter trabalhando e desenvolvendo o seu trampo. 

Siriricas (Andrea Mamel): Ninguém melhor para representar seus sonhos e seus desejos nessa terra do que você. Todos os dias é uma luta para se manter viva, se manter sã e conquistar todas as coisas que queremos e precisamos. Se a mulher branca mata um leão por dia, a mulher preta precisa matar dois e esconder a arma, se não já viu! Em diversos momentos da vida você vai se perguntar o porquê é tão exaustivo e parece inalcançável todos seus desejos, vai querer desistir e jogar tudo pro alto, mas sempre se lembre: tem mais uma mina preta no corre, pode não ser no mesmo que o seu, pode ser com seus filhos, com a faculdade, com o trabalho, com a casa e a família ou ainda tudo isso junto! Então pensa que você conquistando e chegando lá, vai ter mais pessoas para inspirar e levar com você! Já disse o Emicida: “você é o único representante do seu sonho na face da terra, se isso não fizer você correr, chapa eu não sei o que vai!”
Então vamos juntas! 

Por motivos pessoais as integrantes Ingrid Sales, Flávia Alves, Beatriz Stefany não puderam responder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alanne França

Jonas Miguel