Daniel Batista


onerb: Qual a importância do seu trabalho para você?

Daniel: O meu trabalho é onde encontro forças, referências & inspiração para continuar a viver, meu trabalho me faz me sentir viva e faz com que eu tenha mais e mais forças para ser quem eu sou e quem eu almejo ser. É só com muita luta e suor vamos sair do anonimato e da “pobreza”. 

onerb: Sua família apoia seu trabalho?

Daniel: Não, meus pais nunca me apoiaram em absolutamente nada em que eu faço...

onerb: Como você enxerga a produção independente?

Daniel: Acho incrível, incrível a forma que nós pretos(as) temos vários dons e talentos, simplesmente como uma herança ancestral que carregamos em nossas veias e passamos de geração em geração. Eu falo por mim mesma eu nunca fiz curso de desenho, nem de tatuador, e hoje sou uma bixa tatuadora. Eu nunca fiz curso de produção cultural e tenho uma festa chamada 4:24 e nunca fiz curso de DJ e eu hoje sou DJ por esforço meu e por feedbacks de amigos que estão no corre junto comigo. Então produção independente é simplesmente botar a cara e fazer! E quando você ver um(a) irmão/irmã que precisa de ajuda você vai lá e estende a mão. 

onerb: Ser um negro LGBTQIA+ para você é? 

Daniel: É uma luta diária, uma luta contra a sociedade racista a qual vivemos, uma luta dentro de casa (a qual é a mais dolorosa e difícil de todas), uma luta consigo mesma. Hoje eu sou 100% feliz com a pessoa que sou e com quem me tornei, mas até eu aceitar que eu era uma bixa preta afeminada & favelada foi um processo muito longo e doloroso. Eu não aceitava ser afeminada, eu não aceitava ser favelada, eu não aceitava o meu cabelo; eu não aceitava muitas coisas. E é isso que sociedade racista e homofóbica quer que sejamos uma máscara, eles querem calar a nossa voz, eles querem o nosso fim! Mas quando eu descobri que A MINHA VOZ TEM PODER eu nunca mais me calei. Então ser uma bixa preta afeminada & favelada é potência & resistência a todo momento. 

onerb: Você costuma se auto sabotar, como tenta buscar forças para acreditar em você mesmo? 

Daniel: Sim, penso que todos nós passamos por isso, principalmente nós que somos pretos e LGBTQIA+. Nossa vida não é fácil, nunca foi, eu não tenho saúde mental. Quando criança e até hoje passo por uma relação abusiva (psicológica) com os meus pais e não é fácil estar de pé dia após dia vivendo de baixo do mesmo teto de pessoas que simplesmente repugnam e te oprimem por você ser quem você é, fora varias outras questões e vivências, mas o que me dá forças e esperanças são as minhas irmãs, os meus, acredito que exista uma força ancestral muito forte também. Acredito em Deus, nos orixás e na natureza, não tenho religião, mas tenho uma fé muito, muito grande e é isso que me mantém de pé. Se até hoje estou viva e de pé, é porque nunca me entreguei para a depressão e nem para o suicídio e olha que tantas e tantas vezes isso passou pela minha cabeça. Me manter de pé é saber que HOJE ser quem sou me faz ser referência para outras bixas & manas pretas e se hoje estou aqui e viva é POR NÓS. 

onerb: Como um artista em diversas áreas e um produtor, você acredita que há uma escassez de pessoas pretas realizando trabalhos ou acredita que falta muito mais o apoio das pessoas valorizando quem produz? 

Daniel: Ainda que falta muito progresso pela frente, muito mesmo, falo por experiência própria aqui no RJ a cena artista é muito fechada, existe uma panelinha muito grande. PRINCIPALMENTE no mundo negro, se você não é digital influencer por ter certeza que você está de fora e isso me deixa muito triste, porque deveria ser diferente né? Mas num modo geral falta sim oportunidades e valorização do trabalho dos artistas independentes. 

onerb: Inspire uma pessoa preta que iniciou um trampo e está desanimada e pensa em desistir.

Daniel: Pretos(as) seja lá qual for a sua área, seja lá qual for a sua arte, se joga, mas se joga mesmo! A vida é curta demais e não podemos deixar de viver nossos sonhos, parece muito clichê e é, mas se não vivermos nossos sonhos quem vai? Não desista de si, bota a cara a tapa e vai, e se não der certo? Vai de novo, de novo e de novo. Nada é perfeito e ninguém é perfeito, mas buscamos a evolução todos os dias, então pretinho e pretinha não há o que temer! Não deixem que os demônios em nossas mentes nos pare. NÓS somos vozes de potência, NÓS somos a potência e nada e nem ninguém pode nos parar. Você é forte, você é incrível, somos descendentes de Reis e Rainhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alanne França

Siriricas

Jonas Miguel