André Lima (Coletivo I AM)


onerb: Qual processo pra você foi mais complicado se ver um corpo negro ou um corpo LGBTQIA+? 

André Lima (Coletivo I AM): Minha maior dificuldade foi comigo mesmo em questão de se reconhecer como um homem negro, por ser um negro de pele clara, o “pardo” ou  “mestiço”,  que são formas de reconhecimento geral pelas pessoas simplesmente por você  ter uma pele negra clara, quando era mais novo  eu nunca sabia o que colocar em documentos e testes, se era, branco, pardo ou negro, e quando eu perguntava para alguém respondiam “pardo”, com o tempo e conhecimento até mesmo pessoal e familiar fui me identificar como negro, como muitos outros negros de pele clara.
Mais ainda assim em questão de trabalho é sempre visível o preconceito por ser um homem negro gay. Em parte por ser homossexual minha maior dificuldade foi da tal “aceitação da sociedade”, por ser uma pessoa totalmente reservada eu levava muito em consideração a aceitação dos outos e ficava pensando “será que é certo eu mostrar quem sou?!”, o medo de pedir informação, ou fazer contato com alguém que não fosse do meio lgbt, e sofrer por não ser tratado de forma gentil ou coisa do gênero, em outras questões, sempre fui super abençoado pela família que tenho, e amigos, e jamais tive do que me sentir mal por ser gay, com o tempo passei a não dar importância para o que pensavam de mim.

onerb: Como a moda e a fotografia entraram na sua vida? 

André Lima (Coletivo I AM): Sempre fui apaixonado pela imagem visual, as formas, as sombras, os detalhes mais simples me chamavam muita atenção, e coincidência ou não, minha mãe sempre viveu e trabalhou como fotógrafa, isso me incentivou mais ainda a gostar e se apaixonar por fotografia, a moda na minha vida costumo dizer que nasceu comigo, gosto do que a moda pode criar, sou fascinado pelo balanço de tecidos, pela história que podemos passar e criar em cima de um look e da forma que nos vestimos, fora que moda e fotografia estão totalmente ligadas uma à outra, então não tinha como fugir rs. 

onerb: Qual a maior dificuldade em manter um Coletivo independente? 

André Lima (Coletivo I AM): A maior dificuldade em si é a questão financeira, por sermos um coletivo novo trabalhamos em torno do coletivo e não termos uma renda mensal, às vezes a falta de grana pra poder pagar um maquiador, uma marca que seja, sempre acaba prejudicando.

onerb: Qual a importância do seu trampo pra sua família? 

André Lima (Coletivo I AM): A maior parte da minha família nem sabe o que eu faço rs, mas os mais próximos do qual eu convivo sempre me apoiam, acham incrível, tanto os trabalhos particulares e pro coletivo, estão sempre me incentivando a continuar e não parar, dizem que nasci pra isso e que conseguem ver meu potencial o que me deixa imensamente motivado e não me deixa desistir. 

onerb: Se você pudesse produzir um ensaio hoje de qual artista seria? 

André Lima (Coletivo I AM): Existem milhões de pessoas das quais eu gostaria de fotografar e trabalhar junto, mais a princípio daria tudo pra ter Grace Jones por um dia. 

onerb: Como você enxerga a produção independente em geral? 

André Lima (Coletivo I AM): Um grande desafio, precisa-se acreditar muito em si, e trabalhar de todas as formas o incentivo próprio, quando se decide viver por si, do seu trabalho e talento não é tão fácil quanto se entrar em um estabelecimento qualquer, não tendo visibilidade e conhecimento, que ainda assim fazendo seu trabalho direito ou não  sua grana vai tá lá ganha todo mês, o trabalho independente exige muito esforço, tem que acreditar, tem que querer, tem que persistir, porque oportunidade pra desistir a gente sempre vai ter de monte, mais pra se manter firme e fazer  acontecer precisa-se  correr atrás e persistir, e claro, gostar do que faz. Então por viver nesse meio eu admiro muito todas as pessoas que decidem e vivem de seus trabalhos independentes, porque é uma luta de cão todos os dias.

onerb: E chegamos ao fim de mais uma entrevista e o André vai deixar uma mensagem pra vocês que desejam começar algum trampo independente e tem aquele medo/receio. Se inspire e SE TORNE ÚNICO, ONERB.


André Lima (Coletivo I AM): Não se prenda em sentimentos que os faça inseguros e por algum motivo desistir de tentar, aceite esses sentimentos, sinta-os, por mais dolorosos e frustrantes que sejam, quando se aprende a senti-los eles não te prendem, faça desses sentimentos de “eu não consigo” , “eu não posso”, “não vai dar certo”, seu maior aliado, e se permita ao menos a tentar, a mostrar a si mesmo que você consegue, que você pode e que vai dar certo sim. Ninguém nasce sabendo, quanto mais você insistir em querer e fazer, mais você aprende, quanto mais você aprende, mais certo vai dar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alanne França

Siriricas

Jonas Miguel