Virgo


onerb: Qual a maior barreira que você enfrenta enquanto artista independente?

Virgo: São muitas as barreiras enfrentadas quando se é um artista independente. Na música, os desafios se estendem da gravação de uma canção, ou disco, até a sua distribuição, divulgação e além. Eu sou feliz porque minha geração tem o privilégio da internet, que torna a música mais acessível.  E música deve ser acessível. Ao mesmo tempo que a independência enquanto artista é interessante, porque você pode produzir 100% da sua maneira, ela te limita. A ausência de apoio é triste quando você tem boas ideias, mas não pode realizá-las porque é financeiramente inviável.



onerb: Qual sua faixa favorita do EP e porque?

Virgo: A minha faixa favorita do EP é Close to Her, porque eu gosto das mudanças e de como ela cresce. Foi a primeira música que escrevi das cinco e eu quis lançá-la como o primeiro single, porque ela não entregaria de primeira a essência do EP como um todo. O clipe, dirigido pelo Eduardo Bittencourt, meu melhor amigo, passou de 40 mil visualizações no Youtube antes de completar um mês sequer. As pessoas nunca tinham ouvido minha voz, então eu fiquei bem feliz com a recepção. É bom quando você, como artista, acha que uma música tem potencial, e o público confirma isso.



onerb: Você já pensou em desistir do seu trampo? Se sim, o que te motivou a não desistir?! 

Virgo: Sim, eu já pensei em desistir. Eu me recordo que quando eu ingressei na faculdade de Letras em 2012, eu gostei tanto a ponto de me convencer que levaria a música como um hobby. Que levaria uma vida acadêmica, mesmo tendo certeza que música era a minha maior paixão. As pessoas te convencem que, por melhor que você seja, você nunca vai conseguir e, na minha opinião, isso se dá graças ao pensamento coletivo que defende que sucesso é místico. Fulano conseguiu porque "estava escrito" ou "é abençoado" ou "é o escolhido". É simplesmente ignorado o fato de que as pessoas trabalham durante anos pra conseguir alguma coisa. Foi quando me dei conta disso que resolvi tentar. Não seguir meu sonho significaria trabalhar para realizar os sonhos de outras pessoas. Sendo assim, eu não tinha escolha a não ser, de fato, correr atrás do meu.


onerb: Quais são suas referências nos meios artísticos?

Virgo: Eu sou fã da excelência. Então, os mestres de todos os gêneros, e em todos os campos, são influências para mim. Porém, minhas maiores influências não são famosas.



onerb: Sua família apoia sua arte financeira mente ou dando apoio moral?

Virgo: Minha família me apoia 100% de todas as maneiras possíveis. Meus pais são as pessoas que mais acreditam em mim.



onerb: Ser mulher e negra pra você é?

Virgo: Ser mulher e negra para mim é saber que eu tenho um compromisso em quebrar as expectativas de todos em relação à mim. Saber também que, mesmo quando eu for melhor e mais comprometida, eu posso não ganhar créditos por isso, e trabalhar para me certificar que o que é meu e da minha cultura hoje continue sendo daqui a mil anos.



onerb: E chegamos ao fim de mais uma entrevista maravilhosa e a Virgo vai deixar uma mensagem pra vocês que desejam começar algum trampo independente e tem aquele medo/receio. Se inspire e SE TORNE ÚNICO, ONERB.



Virgo: A mensagem que eu gostaria de deixar para as pessoas negras, LGBTTs ou qualquer outro grupo que seja socialmente descartado e invalidado de alguma forma é que ao mesmo tempo que é mil vezes mais difícil para nós, é mil vezes mais importante para as próximas gerações saberem que nós, hoje, não desistimos. Por mais que tenhamos sido constantemente lesados há décadas, séculos... é necessário deixarmos claro que não vamos aceitar mais. Estamos passando por um período de resistência incrível e nunca visto antes na história desse país e precisamos passar adiante para que não seja, simplesmente, um período, mas sim como será daqui pra frente.
 Virgo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alanne França

Siriricas

Jonas Miguel