Antônio Augusto


onerb: Quando você começou a se interessar por corte e costura?

António: Na minha adolescência, quando achava legal em querer fazer as minhas próprias roupas, mas confesso que não sabia por onde começar. Tinha interesse pela moda, mas ainda me sentia perdido, justamente por não saber por onde começar na área. Demorei pra descobrir que meu lance na área era a modelagem e a costura.

onerb: Qual é a maior dificuldade em fazer um trampo autônomo? O que mais te desmotiva?

António: Tem dias que tem trabalho e tem dias que não tem. Quando não tem, confesso que bate um desespero, principalmente quando você tá começando e não tem uma cartela grande de clientes. Tem que ter muita paciência e persistência  pra seguir com o seu negócio.
O que me desmotiva é a forma em como as pessoas desvalorizam a mão de obre de quem costura. Fazer uma roupa sob medida não é a mesma coisa que comprar uma roupa numa magazine, por exemplo.

onerb: Sempre acaba gente reclamando do preço?! 

António: Sempre. Falam que é muito caro. Esquecem que pra fazer, temos que calcular o consumo e o preço do tecido, se a peça for mais trabalhada, a mão de obra, as linhas, agulhas, vale transporte, luz, tempo pra fazer a peça. Enfim, tudo isso é colocado no papel.  Lembrando que é uma peça, diferente das magazines, onde são produzidas mais de mil ou duas mil peças iguais, daí, o custo cai. 

onerb: Você pensa na possibilidade de viver apenas do teu trampo com modelagem e costura, ou apenas um lucro a mais/hobbie?

António: Penso em apenas viver com modelagem e costura. Modelista e costureira são empregos que nunca vão deixar de existir e são poucos que querem e sabem exercer a profissão. É preciso ter muita paciência e muita dedicação.


onerb: Você segue algum estilo pra criar? (No seu caso, quando você cria seus próprios looks) 

António: Nesses últimos tempos ando criando looks pra usar quando vou sair pra dançar. Pouca roupa, curta, transparente, algo que eu consiga sentir bem comigo mesmo, mas sempre com aquele toque especial ou algum detalhe diferenciado.
É uma fase que eu tô vivendo atualmente de auto aceitação, sabe? Estar dentro de um lugar onde eu possa ser eu mesmo e ninguém me julgar, já que a sociedade vive nos julgando. Essas roupas refletem justamente isso, eu posso ser quem eu quiser naquele lugar com aquela roupa. As pessoas acabam gostando e isso me deixa mais motivado a criar mais looks.

onerb: Você pensa na possibilidade de virar estilista, estudar pra isso, pra começar a criar peças e uma possível marca?

António: Penso sim. Pretendo fazer mais cursos de curta duração e uma pós graduação também. Só não sei se seria em moulage ou algo relacionado a história da moda.
Meu sonho ainda é ter minha própria marca. Estou trabalhando bastante nisso.

Moulage: É a modelagem tridimensional. Ou seja, ao invés de você fazer a modelagem no papel, você faz diretamente no manequim. Daí, você já confere o caimento.

onerb: E hoje chegamos ao fim de mais uma entrevista maravilhosa e o António vai deixar uma mensagem pra vocês que desejam começar algum trampo independente e tem aquele medo/receio. Se inspire e SE TORNE ÚNICO, ONERB.

Antônio: Pra você que tem vontade em começar seu próprio negócio, primeiramente precisa manter o foco, depois manter os pés firmes no chão, porque não vai ser um mar de rosas. Vão ter momentos que você vai trabalhar muito e outros bem poucos, ou seja, terá rendas em alguns dias e outros quase nada. Procure alguém em quem você confie pra ter uma boa parceria senão haverá grandes problemas. Caso você não encontrar, comece sozinho aos poucos e observe em quem você pode contar pra fazer sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alanne França

Siriricas

Jonas Miguel