Murillo Zyess


onerb: O que te motiva a continuar mesmo com toda dificuldade de ser artista independente?

Murillo Zyess: Muitas coisas, mas a maior motivação é ver as pessoas se identificando saca, com as letras, com a vivência. As pessoas virem falar comigo que minha música ajudou de alguma forma na vida dela, seja na própria aceitação, na forma de pensar. Isso é mágico! É uma injeção de ânimo.

onerb: Quando você se entendeu como negro? 

Murillo Zyess: Demorou, infelizmente demorou. A sociedade o tempo todo tenta te embranquecer e eu reconheço que sendo um negro de pele clara, tenho algumas facilidades. Mas em questão de cabelo, traços durante todo o período escolar eu fui ridicularizado por ter o nariz grande e largo, o cabelo crespo. E eu não entendia, porque por ter pele clara eu não me enxergava negro. Eu lembro que eu vivia de capuz, com chuva ou sol, eu tava de capuz na cabeça. Eu alisava o cabelo mas passava uma semana e a raiz já tava lá lutando pra aparecer e isso gerava piada o tempo todo. Eu passei por todo esse período escolar dessa forma. Foi junto do rap também, junto da aceitação quanto a minha orientação sexual que veio a aceitação das minhas origens. E em seguida o orgulho, daí eu passei a enxergar a beleza e a entender a história do meu povo. Demorou, mas quando veio, veio tudo de uma vez.

onerb: Você tem apoio da sua família moral e/ou financeiro enquanto artista independente?

Murillo Zyess: Minha mãe sempre soube que eu gostava de cantar rsrs. Eu sempre fiz apresentações nas reuniões de família quando criança, aquelas coisas toscas de criança sabe?! Ainda bem que não existem vídeos (eu acho) rsrs. Então, quando eu encontrei o meu caminho no Rap, lancei o primeiro som, ela e meus irmãos não foi novidade. Pro resto da família acredito que tenha sido, principalmente por ser Rap, mas em casa foi tranquilo. Financeiramente eles apoiam na medida do possível né, as vezes, por exemplo, preciso da condução pra ir no estúdio gravar, eles estão lá pra fortalecer.. E por aí vai.

onerb: Quando tu começou a compor/escrever e por qual motivo? 

Murillo Zyess: Sempre gostei de musica, desde pequeno. Na adolescência tive contato com o Rap através dos meus primos que começaram a compor e participar de batalhas. Logo em seguida lembro que minha playlist já estava 90℅ só Rap rsrs.. Eu entendi o quanto serve de ataque e defesa pra minha existência. Eu me enxerguei Mc, comecei a compor mas, existia um obstáculo imenso na minha frente que era minha sexualidade, não conseguia acreditar que sendo gay, poderia fazer aquilo.
Quando lancei 'Saudação' não tinha me assumido ainda, apenas poucos amigos sabiam, mas essa música me levou a pessoas tão especiais que agregaram tanto na minha vida, Gu1hgo, por exemplo. Que eu consegui reverter esse quadro fazendo com que entendesse o quão importante era se orgulhar disso. Escrevi 'Muclose' como se fosse um grito de liberdade saca, e agora apresento o 'No Recinto' completamente pleno de mim mesmo. 

onerb: Bom, deu pra perceber que o rap é seu estilo musical favorito, então, diz qual/quais cantor(a), grupos que te inspiraram no seu início e quem te motiva pra seguir hoje enquanto artista? 

Murillo Zyess: Sim, se tornou. Um dos motivos de eu fazer Rap é por que eu amo. Mas eu sou bem eclético, eu adoro pop, sou muito fã da grandes divas que todo mundo conhece, Beyoncé, Rihanna e principalmente esse últimos álbuns delas que eu amo e enalteço. Sou muito fã da Jessie J também, desde que ela começou, acompanho. Mas voltando ao rap, ouvia muito o Rashid no começo acho ele incrível, de início me inspirava nele e na Karol Conka, que inovou o Rap né? A autenticidade dela me despertou. Tem o trampo do Gu1hgo e da Gloria Groove também que é muito inspirador e além de fã, passei a admirar como pessoa..

onerb: Cantar foi algo que você usou pra se expressar, você sente vontade de usar alguma outra arte para se expressar?

Murillo Zyess: Sem sobra de dúvidas sim. Eu acho inclusive que eu não vou achar mais nada que me faça me expressar tão bem, mas tudo que é relacionado a arte me encanta, como a dança por exemplo, AMO! Quero um dia poder aprender.


onerb: E chegamos ao fim de mais uma entrevista maravilhosa e o Murillo vai deixar uma mensagem pra vocês que desejam começar algum trampo independente e tem aquele medo/receio. Se inspire e SE TORNE ÚNICO, ONERB.


Murillo Zyess: Um conselho que eu dou é fazer sempre de coração. Siga seus instintos e seu coração. Procure se aprimorar, estude e corra atrás.. Não vai cair do céu, você tem que batalhar e se é o que você realmente ama fazer, esse amor vai ser passado pras pessoas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alanne França

Siriricas

Jonas Miguel